Concept

Centro de Reprodução Humana

Concept

Concept

Centro de Reprodução Humana

Concept

Concept Reprodução

O mais moderno centro de fertilização in vitro da região.

Concept Reprodução

Nossa estrutura física

Contamos com uma área construída de 650m² e consultórios equipados com alta tecnologia e conforto.

Nossa estrutura física

Laboratório de Análises

A Concept conta com os melhores equipamentos para manusear uma série de análises e testes de urgência.

Laboratório de Análises

Áreas de Atuação

Tudo o que você precisa para um tratamento eficaz, em um só lugar!

Áreas de Atuação

SBRA 2012 Guaruja - SP

Confira na íntegra o estudo apresentado pela Concept na SBRA 2012 Guaruja - SP > CLIQUE AQUI.

SBRA 2012 Guaruja - SP

SisEmbrio

8º Relatório do Sistema Nacional de Produção de Embriões – SisEmbrio

SisEmbrio

Teste de fragmentação de DNA espermático

A fragmentação de DNA é comum em pacientes com infertilidade, e está ligada a uma gama de desfechos clínicos significativos. A fragmentação de DNA ou SDF (Sperm DNA Fragmentation) está relacionada à aparência dos ductos espermiogênicos com presença de bases oxidativas, o que evidencia uma espermiogênese prejudicada. Com essa etapa prejudicada formam-se espermatozoides com presença de radicais livres, principalmente na mitocôndria, responsável por suporte de energia e motilidade do espermatozoide. Com a presença de ROS (Substancia Reativa de Oxigênio) nessa mitocôndria vai induzir a peroxidação lipídica da célula causando um dano no DNA do espermatozoide. Essa SDF pode estar relacionada a inúmeras causas tais como: uso de drogas, aumento da temperatura testicular, varicocele, obesidade, poluição, fumo e idade avançada.

A boa qualidade do DNA é sem duvida importante para a boa transmissão de informação genética para a prole. Por isso a fragmentação de DNA espermático é tão importante ser avaliada em casos de falha de implantação, abortos de recorrência ou mesmo em pacientes com qualidade seminal abaixo do normal.

Espermogramas de homens com motilidade e morfologia alterada apresentam maiores taxas de SDF. E em diversos casos em que o homem possui espermograma normal há alta porcentagem de espermatozoides com DNA fragmentado, sendo uma explicação para infertilidade sem causa aparente. Aproximadamente 25% dos homens inférteis apresentam elevadas taxas de fragmentação do DNA espermático. E, em torno de 10% dos espermogramas normais (em casais com infertilidade) há altas taxas de SDF (avaliação da infertilidade sem causa aparente).

A fragmentação do DNA espermático está associada ao insucesso na Inseminação Intra-Uterina. Quando as taxas de fragmentação do DNA espermático são superiores a 30%, as chances de gravidez reduzem significativamente de 19% para 1,5%. Desse modo, pacientes com alteração da fragmentação do DNA espermático são menos indicados para a realização da Inseminação, pois apresentam menores chances de gravidez. 

O método é baseado no teste de dispersão da cromatina do DNA espermático. A etapa inicial segue com a utilização de solução ácida para a desnaturação do DNA dos espermatozóides com o DNA fragmentado. Em seguida, a solução de lise irá remover as proteínas nucleares, e na ausência de fragmentação no DNA produzirá nucleóides com largos halos das alças do DNA dispersa. Entretanto, os nucleóides dos espermatozóides com o DNA fragmentado não apresentam o halo disperso ou o halo é mínimo.

SDF (%) = 100 x nº espermatozóides com DNA fragmentado / nº total de espermatozóides contados

SDF = SPERM DNA FRAGMENTATION

SDF > 30% ALTO INDICE DE FRAGMENTAÇÃO DE DNA

 

fragDNA1

 

fragDNA2

 

fragDNA3

 

fragDNA4

 

fragDNA5

 

fragDNA6